A psicologia é uma vertente terapêutica que busca auxiliar o indivíduo a atingir uma melhor qualidade de vida por meio do estudo dos processos mentais, do comportamento individual e das interações de cada um com a sociedade e com os outros indivíduos.
A psicologia pode ter diferentes vertentes e enfoques, de acordo com as necessidades de cada um.
Um exemplo de divisão do ramo é a psicologia hospitalar, que realiza o acompanhamento de pessoas que estão passando por algum tipo de tratamento médico intensivo ou que são acometidas por algum tipo de doença mais séria. Nessa modalidade, o psicólogo e o paciente trabalham juntos para atingir um equilíbrio mental que ajude o paciente a fazer seu tratamento sem sentir as angústias, medos e dores que podem acontecer em momentos delicados como esse.
Por meio da escuta e do diálogo, os psicólogos especializados em psicologia hospitalar auxiliam o paciente na diminuição do seu sofrimento, em conversas que podem acontecer no próprio ambiente hospitalar ou ambulatorial, ou nas tradicionais clínicas de psicologia.
A psicologia hospitalar pode ainda fornecer auxílio e apoio aos familiares desse paciente, realizando um atendimento humanizado com enfoque na saúde mental.
Outro ramo da psicologia é a psicologia cognitiva, que estuda como os processos mentais podem levar um paciente a adotar um tipo de comportamento específico. Nesse braço da psicologia, são estudadas características como, por exemplo, a memória, a criatividade, o raciocínio lógico e até a tomada de decisões.
Já a psicologia social busca estudar como as pessoas são influenciadas e como elas se relacionam com outros indivíduos. Utilizando conceitos da sociologia, os psicólogos especializados nessa vertente visualizam como o paciente se comporta em suas interações sociais.
Além de auxiliar o indivíduo em sua busca por uma melhor qualidade de vida, a psicologia também trata de distúrbios de comportamento e de problemas mentais, auxiliando o paciente na melhora.
Para adolescentes e jovens adultos que estão em dúvida quanto ao futuro profissional, a psicologia pode ser ferramenta de auxílio vocacional, fornecendo orientações e opções de caminho por meio de testes e análises.