SEG a SEX: 07:00 às 18:00 e SÁB 07:00 às 12:00

Infectologia

Horários:

No momento, não possuímos horário disponível.

Especialidade Infectologia - Clinica Luzes São Caetano

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A infectologia é a especialidade da Medicina que visa estudar, diagnosticar e tratar as doenças e condições médicas que são causadas por doenças transmissíveis.

Os médicos infectologistas, especializados nesse ramo, também podem realizar o estudo de vacinas e de técnicas para evitar a disseminação de certos vírus e bactérias, sendo que fungos, protozoários e outros microorganismos também fazem parte dos estudos da infectologia.

A infectologia pode tratar de condições como a febre amarela, a caxumba, a AIDS, os vários tipos de gripe e influenza, a malária, a tuberculose, a meningite, a rubéola, o sarampo, a dengue, o vírus da Zika, a catapora, as hepatites, as doenças sexualmente transmissíveis e a herpes.

Essa especialidade médica ainda pode servir como grande auxílio para pacientes que foram, por exemplo, mordidos por animais peçonhentos ou que entraram em contato com água insalubre, como aquela que advém de enchentes e alagamentos.

Pacientes da oncologia, realizando tratamentos de quimioterapia e radioterapia, também podem ser tratados por infectologistas, no caso de infecções por conta do comprometimento da imunidade.

Pessoas que vão realizar viagens para zonas tropicais ou endêmicas de uma determinada doença também podem realizar uma consulta médica com um médico infectologista, a fim de verificar se há a necessidade de realizar vacinações e também de aprender a melhor forma de prevenir o contágio de certas condições médicas. Essas condições podem incluir, por exemplo, malária, febre amarela, dengue, raiva, leishmaniose, raiva, ebola e esporotricose.

Nos casos de infecção hospitalar, a chamada sepse, os médicos da infectologia também entram em ação para realizar a contenção da evolução da doença, além da aplicação de técnicas que impeçam que essa mesma infecção seja transmitida para outros pacientes no mesmo ambiente hospitalar.

Os médicos infectologistas também sabem fazer o uso correto de antibióticos, de forma a não tornar bactérias mais resistentes e enfrentar a doença de forma efetiva.

No ramo da infectologia pediátrica, os médicos que possuem essa especialidade realizam o atendimento de crianças e adolescentes com doenças infecciosas. Algumas condições que podem ser tratadas na infectologia pediátrica são a toxoplasmose, o citomegalovírus, a sífilis e a roséola.

Confira mais especialidades:

Open chat
Posso ajudar?